Iniciou na semana passada o primeiro curso de mototaxistas em São Luiz Gonzaga. Oferecido pelo CFC Cadore, a primeira turma do curso conta com 25 alunos.
Com a regulamentação da profissão em São Luiz Gonzaga desde o fim do ano passado, o curso se torna obrigatório para os moto taxistas.
Os alunos tiveram 25 horas de aula teóricas, que ocorreram na sexta à noite, sábado e domingo o dia todo. Eles estudaram de forma aprofundada a Lei 12.009/09 e as resoluções do CONTRAN, que falam das normas para a prática profissional, como os requisitos, o que a moto e o piloto devem ter, além de estudarem a Lei Municipal sobre o tema, que regulamentou o ofício de moto taxista no município.
A próxima etapa do curso são as aulas práticas, previstas para serem realizadas no fim de semana pós o carnaval. Nas aulas práticas os alunos terão como foco o domínio da motocicleta em movimento, além nas normas de circulação.
Segundo o instrutor Eduardo Cadore, que ministrou a aula de Ética e Cidadania, as aulas são voltadas à reflexão da postura do profissional, a imagem que a sociedade tem desses profissionais e a imagem que eles querem buscar com a profissionalização da categoria.
O curso é ministrado pelo instrutor Rosalino Chaves, professor que integra o quadro de profissionais do CFC Cadore. As normas previstas na Lei Municipal serão cobradas a partir do mês de março. Novas turmas já estão inscritas nas próximas edições do curso, uma vez que o serviço de mototáxi é bastante utilizado pela população.