logo-nova

Rádio Online

Clique e confira

(55) 3352-4141

Fale conosco!

Rua Júlio de Castilhos 2236, Centro, São Luiz Gonzaga, RS

II Seminário Internacional de Educação reúne milhares de professores do estado

Compartilhe!

Durante a segunda, terça e quarta-feira (2, 3 e 4) trinta professores das escolas de abrangência da 32ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE) e integrantes da equipe da coordenadoria participaram do II Seminário Internacional de Educação do Rio Grande do Sul, realizado em Porto Alegre, no Salão de Atos da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Em São Luiz Gonzaga, 450 professores da 32ª CRE também participaram do seminário, através de transmissões online realizada no Salão de Atos da URI. Este ano, o tema do seminário foi “O Conhecimento e as Juventudes no Século XXI”.

Durante os três dias de evento, os professores participaram de debates pedagógicos, ouviram palestras e relatos de experiências e projetos realizados por professores e estudiosos de países como França e Inglaterra, além de especialistas brasileiros. Nesta edição, foram inseridos na programação do seminário Relatos de Boas Práticas. Um dos destaques destes relatos foi a E.T.E. Achilino de Santis de Santo Antônio das Missões. Na ocasião, representantes da escola contaram aos mais de 25 mil participantes um pouco sobre os projetos realizados na instituição e o seu sucesso na implantação da organização curricular por CICLOS DE FORMAÇÃO. A diretora da Escola Achilino, Naterce Andréia Balbé Machado relatou a realização de entrevistas com a comunidade, das quais os professores tiraram temas para serem trabalhados em sala de aula, aproximando a rotina das famílias com o que os alunos aprendem na escola.

A 32ª CRE organizou painéis regionais, onde foram discutidos aspectos da educação em nossa região. O professor Nerisson Camargo, integrante da equipe da coordenadoria, falou na terça-feira aos professores presentes no Salão da URI. De forma descontraída, o professor comentou sobre os Sete Saberes Necessários à Educação do Futuro, teoria criada pelo pesquisador Edgar Morin. Em sua fala, Nerisson trouxe exemplos práticos de atitudes que devem tomadas para melhorar a educação em nossa região, focando na importância de aliar o que é estudado em sala de aula com a rotina do aluno fora da instituição. No mesmo dia, a professora Sandra Nogueira da UFFS – Câmpus Cerro Largo falou sobre a avaliação em uma perspectiva emancipatória, focando na importância da educação para intencionar a emancipação nas pessoas, dando a elas plenitude dos seus direitos.

Na quarta-feira, último dia do seminário, o professor Edemar Rota da UFFS – Câmpus Cerro Largo, palestrou sobre a crise e as mudanças no ensino médio. Os professores também tiveram a oportunidade de participar de duas mesas de discussões. Com o tema “Mídia, tecnologia e construção do conhecimento” a primeira mesa foi coordenada pela professora Joanirse Ortiz, da 32ª CRE. A segunda mesa foi orientada pelo professor Sidinei Cruz Sobrinho, do Instituto Farroupilha – câmpus Santa Rosa, que tratou sobre o tema “As transformações sociais, o ensino médio e a educação profissional integrada”. À tarde, ocorreu a transmissão do painel “Educando para uma ação democrática” com os especialistas Joel Westheimer (Canadá), Paulo César Carrano (Brasil/UFF) e Àttio Chassot (Brasil/IPA).
O Coordenador da 32ª CRE, Ayrton Avila da Cruz destaca a importância de um evento como o II Seminário Internacional de Educação, promovido pela Secretaria de Educação (SEDUC), para os professores do estado. “É um momento importantes para nós, educadores gaúchos, refletirmos e repensarmos a nossa prática docente. Sem dúvida, estamos vivendo uma época onde as transformações tão enunciadas estão acontecendo no dia a dia do nosso trabalho nas escolas” afirma. O professor Ayrton também define a responsabilidade do trabalho realizado pelos professores. “Estamos trabalhando com a maior preciosidade desta nação, que é a sua gente, a sua juventude” finaliza o coordenador.
Pela assessoria de comunicação da 32ª CRE

IMPORTANTE: Não autorizamos a reprodução de conteúdo em outros sites, portais ou em mídia impressa, salvo sob autorização expressa.