Duas ocorrências de golpes foram registradas no plantão da DPPA. Em uma delas, a pessoa que atendeu o telefone percebeu que era um golpe a tempo de cair. No outro, os estelionatários conseguiram enganar a vítima.
Na primeira, uma são-luizense recebeu uma ligação em seu celular, do número 81-8127-3347. Ao atender, foi informada que havia sido contemplada com uma cozinha Itatiaia e três meses de ligações grátis da Vivo. Ela rapidamente desligou, sabendo que era um golpe. O mesmo número ligou outras sete vezes, todas ignoradas.
No outro golpe, uma moradora do interior, da localidade do Pirajú, recebeu uma ligação dizendo que sai filha havia sido seqüestrada. A voz masculina a ameaçou, ordenando depósito de 50 mil reais em uma conta de número 0180-013 000646220. Como a vítima só tinha R$ 250,00 fez o depósito em uma lotérica. Somente após o depósito percebeu que era um golpe. Ligou para a filha e viu que ela estava bem. O golpista ligou de um número restrito.
A orientação é de nunca efetuar depósitos ou passar informações para os golpistas. No caso do golpe do sequestro, bastante comum, a vítima deve se certificar de que o parente está bem e logo encerrar a ligação.