logo-nova

Rádio Online

Clique e confira

(55) 3352-4141

Fale conosco!

Rua Júlio de Castilhos 2236, Centro, São Luiz Gonzaga, RS

Garruchos: São José Velho terá uma equipe de Estratégia de Saúde da Família

Compartilhe!

Na última quinta-feira, dia 24 de abril, a equipe de saúde de Garruchos realizou no CRAS reunião com a representantes da Coordenadoria Regional de Saúde para tratar de assuntos referentes a saúde familiar.

O município está se preparando para adesão ao NASF (Núcleo de Apoio a Saúde da Familia). O NASF dará suporte para as equipes dos ESFs e formará uma equipe com Psicólogo, Nutricionista, Educador Físico e Fisioterapeuta. Depois da formação dessa equipe o município recebe até R$ 50.000,00 para aquisição de um veículo e mais um valor mensal para manter o projeto. Esse projeto foi elaborado pelo farmacêutico do município Ronaldo Graizick com o apoio da equipe de saúde e já foi aprovado pela Coordenadoria de Saúde.

Além do NASF, Garruchos receberá um novo ESF (Estratégia de Saúde Familiar), que será implantada na localidade de São José Velho usando as dependências do posto de saúde já existente lá. Esse novo ESF contará com um médico, um enfermeiro especializado em saúde da família, um auxiliar e enfermagem e agentes comunitários de saúde. Atualmente Garruchos possui somente um ESF.

A decisão de criação desses novos ESFs são do Governo do Federal juntamente com o Governo Estadual onde várias cidades serão contempladas. De acordo com o Secretario Municipal da Saúde de Garruchos, Sergio Batista, a partir da criação desse novo ESF será refeito o mapa do município, dividindo-o em dois para atendimento em saúde, onde o ESF de São José Velho atenderá as comunidades mais afastadas da sede. Após a criação do ESF, o município poderá receber ate 36 mil mensal se cumprido todas as etapas.

IMPORTANTE: Não autorizamos a reprodução de conteúdo em outros sites, portais ou em mídia impressa, salvo sob autorização expressa.