logo-nova

Rádio Online

Clique e confira

(55) 3352-4141

Fale conosco!

Rua Júlio de Castilhos 2236, Centro, São Luiz Gonzaga, RS

Garruchos pede ao Governo do Estado antecipação do Seguro Defesa para os pescadores

Compartilhe!

O município de Garruchos tem mais de 240 pescadores profissionais registrados que se dividem em duas entidades: Associação dos Pescadores e a Colônia. Como há mais de 30 anos não havia uma grande enchente na região missioneira, com o passar do tempo, todos esses pescadores foram construindo na costa do rio Uruguai suas casas, acampamentos, além da plantação de árvores, cultivo de hortas, e criação de animais para sua subsistência, como galinha e porco. Mas em razão das inundações dos últimos dias, tudo isso foi por água a baixo causando sérios prejuízos para essa a comunidade de profissionais que se estabeleceu no local.

Em busca de apoio imediato o prefeito municipal, Carlos Cardinal, participou de reunião com o governo do Estado realizada na quarta-feira, dia 3 de julho, em Porto Alegre, conjuntamente com outros prefeitos de municípios que compartilham dos graves problemas trazidos pelas enxurradas. Para ajudar esse elevado número de pescadores a amenizarem as perdas que tiveram, Cardinal solicitou a antecipação, em caráter emergencial, do Seguro Defesa, que normalmente é pago nos meses de novembro, dezembro, janeiro e fevereiro, época de piracema, quando os peixes estão em desova.

Sem moradias e sem pesca
De acordo com prefeito, governo do Estado e demais participantes do encontro, entenderam a importância da reivindicação e aprovaram o pedido, por unanimidade. “A previsão é de que a antecipação ocorra com a maior brevidade possível, de forma a abrandar o sofrimento desta categoria de profissionais que, além de perderem seus lares, tem a pesca como único meio de sustento para suas famílias”, disse o prefeito de Garruchos, que está entre as seis cidades da região com graves problemas decorrentes das inundações.

Assim com as demais localidades atingidas, o município receberá recursos do governo federal, mediante elaboração de relatório informando as necessidades emergenciais, pois o excesso de águas afetou diferentes setores e também a vida de outras pessoas que moram em Garruchos

 

IMPORTANTE: Não autorizamos a reprodução de conteúdo em outros sites, portais ou em mídia impressa, salvo sob autorização expressa.