Um fuga na tarde deste domingo (16), deixou feridos na Penitenciária Estadual de São Luiz Gonzaga. Durante o horário de visitas, três presos empreenderam fuga. Segundo informações dos agentes penitenciários, quando os apenados se encaminhavam para o pátio, aconteceu a fuga. Segundo a Brigada Militar, dos três presos, um foi recapturado de imediato, o popular Biscui, preso com extensa ficha policial, recolhido ao presídio há poucos dias. Outros dois fugiram.
Na tentativa de impedir a fuga de Biscui, uma policial militar entrou em luta corporal e baleou o preso na altura do abdômen. Ela também ficou ferida com um disparo de sua própria arma na mão direita e levada ao Hospital de São Luiz Gonzaga. Biscui também foi levado para o Hospital de São Luiz Gonzaga e passa por cirurgia.
Familiares fecharam a BR
Os familiares, que foram impedidos de visitar os presos ficaram revoltados. Eles fecharam a BR 285 em forma de protesto durante alguns minutos. Na penitenciária, os presos atearam fogos em colchões. O capitão do 14° BPM, Eduardo Brum, em conversa com os familiares, liberou a visitação aos presos. A brigada Militar solicitou reforços para o policiamento no presídio.
Após algum tempo, a rodovia foi novamente bloqueada. Neste momento (17:20) a fila é de mais de um quilômetro de paralisação.Os familiares querem entrar no presídio para visitar os apenados. Segundo os familiares, eles estão preocupados com a situação dentro do presídio.
Preso baleado
O preso baleado é conhecido pela polícia. Ele foi preso no último dia 05, quando trocou tiros com a Brigada Militar na Vila 30. Na oportunidade, ele foi baleado e levado ao Hospital de São Luiz Gonzaga, onde ficou internado durante a madrugada e parte da manhã. Na manhã do dia 06, ele foi recolhido ao presídio. O indivíduo é praticante de diversos crimes como roubo, furtos, posse ilegal de arma, posse de entorpecentes e receptação. Biscui também é conhecido por praticar assaltos à mão armada.
Não corre risco de vida
Biscui já passou pela cirurgia e não corre risco de vida. Ele segue internado no hospital local.
Pista liberada
Após cerca de meia hora de negociação, entre os familiares e a Polícia Rodoviária Federal de São Borja, as pistas da BR 285 foram finalmente liberadas ao tráfego às 18h15min. Na negociação, ficou definido que a visita de quarta-feira ocorrerá normalmente.