O número de pessoas que procura atendimento médico para cura de viroses e desidratações aumento nos últimos dois meses. A forte onde de calor que atinge todo o estado desde o mês de dezembro, pode causar doenças, principalmente em crianças e idosos.
Segundo o Dr. Luis Grings, devido ao calor, aumentaram os casos de viroses causadores de vômitos, diarreias e febre. ‘’As viroses se espalham rapidamente na família, de uma hora pra outra, todos ao redor podem estar doentes’, comentou.
A principal orientação do médico é a ingestão de líquidos, principalmente água mineral. ‘’A água é o fator mais importante para evitar problemas de desidratação e problemas digestivos’’, explicou.
Os alimentos também devem ser bem cozidos, principalmente as carnes. A ingestão de frutas e verduras e outros alimentos leves devem ser priorizadas’’, salientou.
Quando o indivíduo está com um quadro de virose, a ingestão de líquidos continua sendo o mais importante. ‘’Com a diarreia, vômito e suor perdemos o líquido, por isso devemos tomar água a todo o momento’’, disse.
O conhecido soro caseiro também é bem vindo nessas situações. É possível fazê-lo em casa, com uso de água mineral ou filtrada, com duas colheres de açúcar e uma de sal. O soro também pode ser comprado em farmácias, além de ser oferecido gratuitamente na rede básica de saúde.
Lavar as mãos com água e sabão também podem prevenir as viroses. Para evitar que a doença se espalhe, o médico explicou que deve-se separar os objetos pessoais, como toalhas e talheres.
O médico finalizou a entrevista falando sobre os recursos para tratar das doenças comuns nesta época. ‘’Felizmente 95% dos casos conseguimos tratar com o paciente se cuidando em casa, sem internação. Apenas os casos mais graves são baixados para aplicação de soro na veia’’, explicou. Ao sinal dos sintomas já citados, deve-se procurar os ESFs ou Centro de Saúde, durante a semana em horário comercial. À noite e nos fins de semana, o atendimento deve ser buscado no plantão do hospital.