Rádio Online

Clique e confira

(55) 3352-4141

Fale conosco!

Rua Júlio de Castilhos 2236, Centro, São Luiz Gonzaga, RS

Fogos de artifício: idosos, portadores de deficiências e animais de estimação sofrem com o barulho

Compartilhe!

No Reveillon, tradicionalmente as pessoas comemoram a chegada de um novo ano com fogos de artifícios. Idosos, crianças e portadores de deficiências ficam incomodados com a barulheira.

 Os animais também, principalmente cães e gatos entram em pânico. Hoje pela manhã a Rádio Missioneira recebeu ligações de ouvintes preocupados com o sofrimento dos animais com os fogos de artifício. Já nas primeiras horas do dia foi possível ouvir os fogos.

No Natal deste ano, o Corpo de Bombeiros de São Luiz Gonzaga foi acionado para atender uma ocorrência envolvendo um cão assustado. Com os fogos, ele ficou bravo e entrou em casa, impedindo os moradores de entrarem no local.

Os médicos veterinários orientam aos donos dos animais que mantenham as portas e janelas fechadas na hora dos fogos. O ideal é deixar o animal em local fechado, porém, sem correntes. Para evitar que eles fujam e se percam, é indicado colocar uma placa de identificação no pescoço, com endereço e telefone. Também se indica não deixar muitos cachorros todos juntos, pois podem brigar.
Prevalece o bom senso nesse caso, uma vez que não há leis que impeçam a queima dos fogos.