logo-nova

Rádio Online

Clique e confira

(55) 3352-4141

Fale conosco!

Rua Júlio de Castilhos 2236, Centro, São Luiz Gonzaga, RS

Feira do Livro é a grande atração desta semana

Compartilhe!

A jornada rumo ao universo da leitura iniciou nesta quarta-feira, em São Luiz Gonzaga, com a abertura oficial da 37ª edição da Feira do Livro. Realizada pela Prefeitura Municipal em parceria com a Endesa Cien, a feira literária de 2013 conta com extensa programação até domingo, e consolida-se pela diversidade aos amantes da leitura e como uma atração para toda a família, na Praça da Matriz.

Na solenidade de abertura, o secretário da Educação, Vitor Hugo Nascimento, deu as boas-vindas ao público presente, enaltecendo os valores culturais advindos da leitura e da importância de manter esta tradição viva entre os jovens. O presidente da Câmara de Vereadores, José Antônio Caetano Braga e o gerente da Endesa Cien, Osvaldo Lerin, destacaram a tradição da feira são-luizense, a qual chega em sua 37ª edição incentivando, além da leitura, a música, história, dança e muito mais. Por conta de sua abrangência e importância, Lerin reafirmou o papel da Endesa Cien em ser a patrocinadora da Feira do Livro de São Luiz Gonzaga, no intuito de promover o papel social da empresa em apoiar e divulgar os valores culturais de nossa região.

Com uma reflexão acerca das palavras “união”, “desenvolvimento” e “tecnologias”, o prefeito Junaro Figueiredo ressaltou o envolvimento da comunidade são-luizense em torno dos objetivos que visam consolidar os valores históricos e culturais, os quais são particularidades que norteiam o processo de desenvolvimento de uma sociedade. Neste pensamento, o Chefe do Executivo saudou o papel da juventude em manter vivo o gosto pela leitura, seja pela prática de folhear um livro, seja pela busca e disseminação de conteúdo através das novas tecnologias, nas quais os jovens estão inseridos e mantém papel de multiplicadores de conteúdo.

Em seguida, a emoção tomou conta do público com a recitação de um poema escrito pela poeta Gelsa Ramos, que foi patrona da última edição da feira e esteve representada por sua irmã Danci, por conta do falecimento recente de seu esposo José Morais. Danci recitou o poema da irmã que agradecia a honra de ter sido escolhida como patronese da última feira e dava as boas-vindas à nova representante da leitura deste ano, Maria Ivone de Ávila Oliveira.

Patronese da 37ª Feira do Livro, a professora Maria Ivone de Ávila Oliveira abriu oficialmente a programação da edição deste ano, destacando a necessidade de manter a leitura entre os jovens como forma de modificar dogmas da sociedade atual e permitir que o mundo, definitivamente, receba esta transformação tão esperada e proporcionada através da cultura advinda da troca de informações por meio da leitura. Após esta reflexão, Ivone Ávila relembrou a sua trajetória no mundo do conhecimento literário e, em agradecimento pela indicação como patronese, declarou aberta a 37ª Feira do Livro de São Luiz Gonzaga.

PROGRAMAÇÃO – A programação da 37ª Feira do Livro segue com as seguintes atrações:

6 de dezembro – sexta – feira

9h – Abertura da Tenda Cultural; Tenda do Artesanato e Recanto da Leitura.

9h15min – 4º Jogo Soletrando com alunos das redes municipal/estadual/particular. Local: Palco Cenair Maicá.

14h30min – Lançamento do livro da Escola Municipal de Educação Infantil Ana Paulina Pinheiro – Local: Palco Cenair Maicá.

15h – Apresentação do Teatro “O Natal da Família Gentil” – Grupo Teatral Luz & Cena – POA – Local: Palco Cenair Maicá.

19h – Show musical com vencedores do 27° FIJUCA e Éverton Soares e Banda. Local: Palco Cenair Maicá.

7 de dezembro – sábado

9h – Abertura da Tenda Cultural, Tenda do Artesanato e Recanto da Leitura.

19h – Conversas literárias, lançamento de livros e coquetel com a patrona e convidados.

20h – Apresentação do Grupo de Dança Fênix.

20h30min – Show musical com a Banda Scarface – Local: Palco Cenair Maicá.

8 de dezembro – domingo

9h – Abertura da Tenda Cultural; Tenda do Artesanato; Recanto da Leitura e Feira da Nossa Gente.

9h30min – 33° Campeonato de Ginástica Artística da Academia Movimento – Local: Palco Cenair Maicá.

19h – Encontro Regional de Bandas e Fanfarras – Local: Rua São João (em frente à Praça da Matriz).

IMPORTANTE: Não autorizamos a reprodução de conteúdo em outros sites, portais ou em mídia impressa, salvo sob autorização expressa.