Enchente na região: rio já ultrapassa níveis da enchente de 1983 em Porto Xavier

Em entrevista ao Jornal da Manhã o Prefeito Paulo Sommer, confirmou que já publicou o estado de emergência em seu município no ultimo sábado. Na medição de ontem à tarde o rio Uruguai atingiu em torno de 17,5m e ultrapassa o marco histórico de 1983, que havia atingido 16,5m.

Em torno de 450 famílias estão desabrigadas e mais de 1500 pessoas foram atingidas com a cheia do rio. O Prefeito afirmou ainda que estão efetuando o levantamento de todos os problemas causados com esta cheia. Disse que algumas casas de madeira que ficaram submersas podem estar destruídas. Isso só será confirmado após o rio baixar e por isso a Prefeitura não possui um levantamento completo dos prejuízos causados pela cheia do rio.

Afirmou ainda que deverá abrir uma conta no Banco do Brasil para que as pessoas possam ajudar a população atingida por esta enchente. Na entrevista o Prefeito agradeceu a defesa civil do Estado que desde o momento que foi informada da situação esteve no Município e esta auxiliando no levantamento dos prejuízos causados a Porto Xavier.

Paulo Sommer também agradeceu ao 4º RCB que enviou 6 caminhões e em torno de 60 a 70 homens para auxiliar na retirada de moveis e utensílios dos atingidos e isso apoio do Exercito foi fundamental para a Administração e a própria população.