Eletrosul implanta horto florestal na Hidrelétrica Passo São João

Um horto florestal composto por mais de 5 mil mudas nativas de 20 espécies típicas da região missioneira foi implantado pela Eletrosul na Hidrelétrica Passo São João (77 MW), em Roque Gonzales (RS). Quando as mudas alcançarem o tamanho ideal, poderão ser plantadas na Área de Preservação Permanente (APP) do reservatório ou utilizadas em projetos ambientais.

O viveiro ocupa uma área de 200 m², anteriormente utilizada pelo escritório central construtor da usina. Após a desmobilização do canteiro de obras, o local foi destinado ao horto florestal. “A implantação do viveiro foi ganhando forma aos poucos com a colaboração de empregados da usina e prestadores de serviço. Avaliamos positivamente essa iniciativa, pois temos várias ações ambientais. Essa é mais uma maneira de contribuirmos com perpetuação dessas espécies na região e de investirmos na flora local”, destacou o idealizador do horto florestal, Alexandre Pilon Licht, gerente do Centro Regional de Manutenção e Apoio à Operação da Usina.

Entre as espécies cultivadas no viveiro estão: açoita cavalo, angico branco e vermelho, aroeira branca, cinzenta e vermelha, cobrina, canafístula, guajuvira, pau-ferro, rabo de bugio, tarumã branco e com espinho, timbaúva e timbó. Para o desenvolvimento adequado das mudas, que deverão ser plantadas no final do inverno, o horto possui proteção solar, sistema de irrigação por microaspersão, canteiros móveis e pequenos tubos para abrigar as mudas.