Rádio Online

Clique e confira

(55) 3352-4141

Fale conosco!

Rua Júlio de Castilhos 2236, Centro, São Luiz Gonzaga, RS

Deputado Valdeci Oliveira discute questões locais na ACI

Compartilhe!

 O deputado Valdeci Oliveira (PT) reuniu-se nesta sexta-feira, dia 7, a partir das 13h, na ACI, com a diretoria da entidade e tendo a presença do prefeito Junaro Figueiredo. Esse encontro sempre ocorre quando o parlamentar visita São Luiz, sendo considerado um dos grandes colaboradores da Expo São Luiz e do município. Na condição de líder do governo na Assembleia Legislativa do Estado, tem usado seu prestígio e posição para encaminhar pleitos locais. Na reunião de ontem, coordenada pelo vice-presidente da ACI, Carlos Alberto Dutra (o presidente Nilton Teixeira está em viagem), inicialmente o deputado Valdeci Oliveira fez um relato em torno das gestões para liberação da pedreira em Cerro Largo, para que a Conterra possa iniciar a pavimentação asfáltica do trecho São Luiz/Rolador da RS-165, já que a infraestrutura está em fase de finalização. Ele acredita que a pedreira será liberada em seguida, mas prometeu providências na próxima semana, quando estará em Porto Alegre. Outra questão é a pavimentação do acesso a São Luiz, a partir da RS-165, considerada essencial para o desenvolvimento daquela região da cidade. Valdeci disse que existem informações controversas, mas pretende esclarecer tudo nos próximos dias e passar essa informação às autoridades locais.
LIC – Na reunião, o ex-presidente da Expo São Luiz, Amauri Feron, agradeceu a Valdeci sua ação no sentido de que fosse feito o encerramento da prestação de contas do evento com a LIC – Lei de Incentivo à Cultura, o que realmente ocorreu, sendo possível valer-se desse instrumento para captar recursos, por esse canal, para a Expo São Luiz/2015.
COREDE – Quanto ao Corede Missões/Fronteira, projeto da microrregião de São Luiz Gonzaga, confirmou o seu apoio. Disse que o secretário do Planejamento, João Motta, pensa da mesma forma, porque o processo de criação do Corede Missões/Fronteira é completo e não deixa margem para dúvidas. Garantiu que manterá sua posição favorável à criação desse novo Corede.
DIFA – Com relação ao chamado Imposto de Fronteira, a DIFA, Valdeci Oliveira revelou grande conhecimento do caso e lamentou informar que a decisão da Assembleia não tem base legal, porque o Legislativo não pode tomar iniciativas na área financeira. Salientou que essa questão foi mal encaminhada, porque podia ser trilhado um outro caminho de cooperação, por exemplo selecionando as atividades que não fazem concorrência à indústria gaúcha, possibilidade que foi atropelada por um caminho inconstitucional, que Tarso poderá pedir à Justiça a qualquer momento. Salientou que a DIFA visa proteger a indústria gaúcha, encurralada por concorrentes inclusive de fora do País, que trabalham com outra relação de custos. A expllicação de Valdeci mostrou que o caso é bem complexo, mas que poderá ter outro encaminhamento, se houve disposição para isso, de ambas as partes.
ENERGIA – A questão energética do Estado, para Valdeci Oliveira, tem uma saída com a utilização do carvão mineral como fonte de energia. O Rio Grande do Sul tem 90% das reservas do País. E para mostrar que é uma solução de qualidade, basta dizer que na Alemanha 61% de suas frontes de energia, provém do carvão. Ele acredita que o carvão acabará se impondo aos poucos.
TRANSPORTE ESCOLAR – O prefeito Junaro Figueiredo ainda colocou para o exame do deputado Valdeci Oliveira a questão do transporte escolar. Disse que em 2013, a Prefeitura de São Luiz teve um déficit de R$ 340 mil, situação insustentável para um Município que recompõe suas finanças com dificuldades, mas não pode sacrificar o setor de educação, por ser fundamental a curto, médio e longo prazo para o nosso desenvolvimento. Para Junaro, precisa haver uma mudança de critérios e Valdeci concordou.
Valdeci Oliveira compareceu na reunião na ACI acompanhado de Jarcedi Terra, presidente da Executiva Municipal do PT.