Em entrevista ao programa Jornal da Manhã na Missioneira FM 94.9 nesta segunda-feira (22) o deputado estadual Jeferson Fernandes (PT) reforçou o seu alerta aos prefeitos gaúchos sobre a delicada situação que envolve atualmente a privatização da Companhia Rio-grandense de Saneamento (Corsan).
Segundo o deputado, o Governo do Estado está praticamente obrigando que os prefeitos realizem às pressas, em 30 dias, modificações nos contratos que os municípios possuem com a Corsan . “Na prática, é um golpe”, criticou o parlamentar. Conforme Jeferson Fernandes, os prefeitos terão que assinar até o dia 15 de dezembro, várias cláusulas de modificações desses contratos.
O deputado lembrou que são os prefeitos que determinam como será feito o processo de licitação da distribuição da água e saneamento básico em caso de rompimento do contrato com a estatal gaúcha e que agora o governo está pressionando as prefeituras para que o processo de privatização almejado pelo governador Eduardo Leite avance.
Jeferson Fernandes é o presidente da Frente Parlamentar pela Água Pública. Ele afirma que dos 317 municípios que são servidos pela Corsan, apenas cinco assinaram os aditivos. O deputado afirma que está conversando com diversas lideranças municipais, inclusive de São Luiz Gonzaga, alertando sobre a situação. “Está nas mãos dos prefeitos o futuro da água e do saneamento gaúcho”, concluiu Jeferson Fernandes.
Rádio Missioneira