Que as mulheres tem conquistado cada vez mais espaço na sociedade, não é novidade para ninguém. Até mesmo nas instituições tradicionais, as mulheres estão à frente. Em São Luiz Gonzaga, o CTG Galpão de Estância, instituição com 59 anos de história, conta com uma mulher à frente da patronagem.
Marli Soares, esposa do ex-patrão Milton Nei Neves do Amaral, foi eleita patroa da entidade. Juntamente com uma equipe de mulheres, comandam a entidade. Em entrevista ao programa Cidade Alerta, a patroa e a capataz geral Rosa Elena Acosta de Freitas falaram sobre as atividades que estão sendo organizadas para a comunidade.
Nesta quinta-feira (30), o CTG , em parceria com a Secretaria Municipal de Turismo realizam uma programação especial em homenagem à Jayme Caetano Braun. Se o pajador estivesse vivo, completaria 89 anos.
A programação inicia às 19h30min, com cavalgada, que sairá do trevo de acesso ao município, local onde está a estátua de Jayme, em direção à Praça da Matriz. Logo em seguida, às 20h30min, ocorrerá Missa Crioula junto ao palco Cenair Maicá. Após a missa, haverá apresentações artísticas com as entidades culturais do município e café preto com bolo frito servidos pelo CTG Galpão de Estância. Em caso de chuva, o evento será realizado nas dependências do CTG.
No dia 05 de fevereiro, o CTG promove um evento em prol da construção da sede própria da Casa do Poeta. A entidade recebeu através de doação, um terreno para construção de um Centro de Cultura Regional.
O jantar baile tem objetivo de arrecadar dinheiro para as despesas com escritura e documentação do terreno. O evento terá show com os artistas locais e jantar, composto por galeto, salsichão, arroz, polenta e saladas. Os ingressos estão sendo vendidos com membros da Casa do Poeta, no valor de R$ 15,00.
No dia 08 de março, ocorre a festa de posse da patronagem. A data foi escolhida pela comemoração ao Dia da Mulher. Além do jantar, haverá show baile com Jorge Bonfim e grupo. Os ingressos já estão à venda com membros da patronagem.