Nova remessa de vacinas será destinada para a imunização de pessoas com comorbidades graves e deficiência permanente grave

Compartilhe!

Público-alvo é definido pelo Programa Nacional de Imunizações 

São Luiz Gonzaga receberá no final da tarde desta quinta-feira (27), a 21ª remessa de vacinas contra a covid-19, com 1.105 doses da vacina Fiocruz/Astrazeneca. As doses (1ª aplicação) são destinadas a imunização de pessoas com comorbidades graves (com 18 anos ou mais) e pessoas com deficiência permanente grave (com 18 anos ou mais), conforme definições do Programa Nacional de Imunizações.

Para a vacinação, é necessário apresentar um documento de identificação, cartão SUS e caderneta de vacinação. Além dos documentos padrões, a pessoa deve apresentar (original e cópia) de documentos comprobatórios que a enquadram para receber a vacina, como atestados médicos com o CID, prescrições médicas, receitas, etc. As cópias serão arquivadas nas unidades de saúde.

As unidades de saúde também realizam a 2ª aplicação contra a covid-19 da vacina Fiocruz/Astrazeneca.

VACINAÇÃO CONTRA A GRIPE  

Também está em andamento no município a Campanha Nacional de Vacinação Contra a Influenza. O público-alvo da segunda etapa da imunização é integrado por idosos com 60 anos ou mais e professores. A campanha também segue vacinando crianças (de seis meses a 5 anos, 11 meses e 29 dias), gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto) e trabalhadores da saúde.

As doses da vacina contra a gripe são aplicadas no Centro de Saúde e nas ESFs nos bairros do município. Para a imunização, é necessário ir à unidade de saúde da área de domicílio e apresentar a caderneta de vacinação, cartão SUS e documento de identificação.

Mas atenção! Não é recomendada a aplicação simultânea das vacinas contra a gripe e covid-19. A orientação é que a dose da vacina da gripe seja aplicada, no mínimo, após 14 dias da vacinação contra o coronavírus. Também é indicada a aplicação da vacina contra a influenza após 30 dias do resultado positivo para covid-19 ou recuperação clínica total.

As ESFs realizam atendimento de segunda a sexta-feira, das 7 horas ao meio-dia e das 13 horas até às 16 horas. Já o horário normal de atendimento do Centro de Saúde é das 7 horas até às 13 horas, sem fechar ao meio-dia.

Fonte: Larissa Dorneles | Assessoria de Imprensa da Prefeitura de São Luiz Gonzaga com informações da SEMSA  

Foto: Arquivo