A Cermissões ampliará a fiscalização sobre a utilização compartilhada dos postes de energia elétrica. Em 2022, a cooperativa já havia encaminhado notificações a todas as empresas de internet e telefonia que atuam em 27 municípios da região e que utilizam de forma compartilhada a sua infraestrutura.
Dos mais de 67 mil postes da malha elétrica da Cermissões, cerca de 18,5 mil são compartilhados com empresas de internet e telefonia. Após serem notificadas, algumas delas realizaram as correções solicitadas, porém, outras continuam pendentes de regularização. Essas empresas serão novamente notificadas e, após o prazo para regularização, será iniciada a retirada dos cabos em situação irregular.
As equipes técnicas da Cermissões constataram diversas irregularidades no uso compartilhado dos postes, entre elas cabos de fibra ótica instalados junto aos postes sem identificação, sem respeitar o espaçamento mínimo e, em algumas situações, sem projeto aprovado pela cooperativa. Isso impede a inclusão via sistema georreferenciado das empresas ocupantes.
Também foram constatadas situações em que as equipes da Cermissões, durante a realização de obras nas redes, não conseguiram identificar quais empresas são proprietárias dos cabos de fibra ótica e se possuem autorização para utilizar a estrutura, o que atrapalhou o serviço das equipes.
Um dos grandes problemas causados pela instalação irregular de cabos de internet e telefonia nos postes de luz é o risco de acidentes, principalmente por estarem abaixo da altura mínima exigida, ficando propensos a enroscar em caminhões. Ao todo, 22 empresas estão cadastradas. Todas que possuem ativos instalados nas redes devem apresentar os documentos exigidos pelos requisitos técnicos, disponíveis no site www.cermissoes.com.br, no ícone “Gerenciar Documentos”, no arquivo “Documento de Infraestrutura”.
A Cermissões intensificará a fiscalização nas redes e, havendo irregularidades, os cabos clandestinos serão retirados. As empresas podem solicitar informações ao funcionário responsável, Rômulo Hartmann, pelo e-mail [email protected], ou pelo telefone (55) 3355-3000.
Fonte: Assessoria da Cermissões