Rádio Online

Clique e confira

(55) 3352-4141

Fale conosco!

Rua Júlio de Castilhos 2236, Centro, São Luiz Gonzaga, RS

Cermissões completa 64 anos de crescimento e compromisso com a região

Compartilhe!

A cooperativa de energia elétrica Cermissões, sediada Caibaté, foi fundada em 18 de fevereiro de 1961 e celebra nesta terça-feira seus 64 anos de operação e compromisso de levar a toda a Região das Missões um serviço de qualidade e de contribuição ao desenvolvimento de todos o território missioneiro. Tendo nascido do sonho de 51 pessoas, a Cermissões atende hoje mais de 32 mil famílias em 26 municípios e conta com 235 colaboradores, que trabalham para manter a operação eficiente de uma robusta infraestrutura energética.

Segundo a empresa, essa estrutura abrange quase nove quilômetros de linhas de transmissão de 69 KV, mais de 6,3 mil quilômetros de redes de distribuição, duas subestações de energia, em São Miguel das Missões e São Luiz Gonzaga, duas usinas geradoras, em Santo Ângelo e Entre-Ijuís, uma fábrica de postes e diversos postos de atendimento, além da nova sede administrativa em Caibaté. Tudo isso representa um patrimônio que hoje supera R$ 280 milhões.

Com administração ética, transparente e comprometida, a Cermissões conquistou o reconhecimento nacional, sendo eleita a melhor distribuidora do Brasil nos anos de 2014, 2015, 2016 e 2021, tornando-se Tetracampeã do Prêmio IASC (Índice ANEEL de Satisfação do Consumidor). Em 2024, está novamente entre as três melhores distribuidoras do Brasil, conforme pesquisa da ANEEL.

A Cermissões iniciou suas atividades atendendo um pequeno grupo de associados que dispunham de energia por poucas horas, gerada a motor. Hoje, a Cermissões garante eficiência e estabilidade no fornecimento de energia elétrica para toda a região. Com duas usinas hidrelétricas em funcionamento – a PCH Ijuizinho, no Rio Ijuizinho, em Entre-Ijuís, e a MCH Claudino Fernando Piccoli, no Rio Comandaí, em Santo Ângelo – produzindo aproximadamente 12% da energia distribuída aos associados. O fornecimento de energia foi reforçado com a construção da subestação São Miguel Arcanjo, em São Miguel das Missões, e da subestação Santo Antônio, em São Luiz Gonzaga, que recentemente recebeu investimentos de R$ 12 milhões e opera com capacidade de 62,5 MVA. A infraestrutura da Cermissões conta com redes troncais de fácil acesso, instaladas em postes de concreto de alta qualidade, e equipamentos de última geração para garantir precisão e eficiência no atendimento.

A cooperativa também está sempre próxima dos seus associados, com postos de atendimento estrategicamente localizados em Santo Antônio das Missões, São Miguel das Missões, São Luiz Gonzaga, São Paulo das Missões, Santo Ângelo, Porto Xavier e Bossoroca, além de posto móvel que atende em Mato Queimado, Rolador, Pirapó, Roque Gonzales e Vitória das Missões. Apesar dos desafios enfrentados, como as recentes estiagens que afetaram a geração de energia das usinas, a Cermissões continua investindo em melhorias e na participação ativa em eventos comunitários, como feiras, rodeios e festividades locais. Mantemos equipes de plantão permanente para garantir um atendimento rápido e eficaz aos nossos associados. O trabalho conjunto entre direção, presidente Diamantino Marques dos Santos, vice-presidente Diomedes Rech, conselheiros e colaboradores tem gerado ótimos resultados, assim como o olhar social e de parceria regional, como na promoção da Festa Beneficente para o Hospital Roque Gonzales de Caibaté em 2024,  o auxílio à Coopatrigo após o temporal de junho do ano passado e a realização de campanhas de doação para famílias de Cruzeiro do Sul atingidas por enchentes.

Há 38 anos à frente da cooperativa, Diamantino Marques dos Santos consolidou uma gestão sólida e estruturada, garantindo o suprimento de energia para o crescimento econômico e social da região. O presidente destaca que o sucesso da Cermissões é fruto do trabalho dedicado de sua equipe e das parcerias estratégicas com poderes públicos, cooperativas e entidades locais.

FONTE: CERMISSÕES