O Capitão do 14° BPM, Eduardo dos Santos Brum, em entrevista ao Jornal da Manhã de hoje, falou sobre o acidente que vitimou sete pessoas na noite de ontem, em Porto Xavier. Lamentou o ocorrido e disse que não há como julgar o que aconteceu, mas que pelas fotos dos carros, o impacto foi grande, o que pode indicar excesso de velocidade. Eduardo destacou que a pressa no trânsito é uma grande causadora de acidentes em todo o país.
Ele comentou que toda vez que for necessário sair de casa, é importante ter calma e tranquilidade para evitar acidentes. ‘’Se estava com pressa, porque não saiu ontem’’, esta foi a frase que Brum afirmou aos ouvintes, dizendo que a viu em um para choque de caminhão, e que ela faz todo sentido.
Outro fator causador de tragédias é o álcool. No ano passado, foi alto o número de prisões por embriaguez ao volante. ‘’A fiscalização não é uma indústria de multa como todos dizem, mas sim uma maneira de evitar acidentes’’, explicou o capitão.
Ele também comentou sobre a estrutura das estradas na região. Disse que elas poderiam ter estruturas de fiscalização e limites de velocidade, o que iria diminuir o número de acidentes. ‘’Muitas estradas, como a BR 285, possuem estruturas defasadas, de mais de 40 anos , por isso os condutores devem estar atentos’’, destacou.
Brum, respondendo à uma pergunta de um ouvinte do programa, falou sobre os trabalhos na Penitenciária local. Disse que na sexta-feira a Brigada Militar atuou em uma tentativa de fuga. O policial que estava guarita viu o apenado tentar fugir pelo pátio e o alcançou, evitando a fuga. O preso havia cerrado a cela número 11, na qual estava. Após a tentativa, foi realizada revista no presídio. Brum disse que a Brigada Militar continuará atuando em casos como esse, evitando outras fugas dos apenados.