Conforme levantamento efetuado no período de janeiro a abril de 2015 na área urbana do município de Bossoroca, até o presente momento foram confirmados 84 focos do mosquito da Dengue (Aedes Aegypti). Este índice é resultado do mutirão de limpeza o qual coletou-se 161 amostras do vetor da dengue.
As amostras coletadas foram enviadas para o Laboratório de Zoonoses da 12ª Coordenadoria Regional de Saúde – Santo Ângelo RS. Os laboratoristas analisaram 72 amostras, destas 67 são do Aedes Aegypti que se somam as outras 17 amostras analisadas e confirmadas anteriormente. Nos próximos dias este índice deverá aumentar em decorrência da análise das 89 amostras restantes. De posse destes dados estatísticos a comunidade deve manter-se consciente da situação de ALERTA que o município encontra-se. Por isso, o risco ainda é iminente de eclodir uma EPIDEMIA DE DENGUE no município.
Para que possamos continuar evitando que esta patologia não se instale na área urbana do município é importante que TODOS os moradores prossigam eliminando qualquer objeto que possa se tornar potencialmente um criadouro do mosquito da dengue efetuando semanalmente uma vistoria em suas propriedades como terrenos baldios, residências, pátios, galpões e dentre outros, com o intuído de eliminar todo e qualquer criadouro, isto é, todos os objetos que possam acumular água.