Bossoroca: Secretaria da Agricultura e Meio Ambiente alerta para os riscos das queimadas no verão - Rádio Missioneira - São Luiz Gonzaga - RS
55.99986.2313 (55) 3352-4141

PREVISÃO DO TEMPO

São Luiz Gonzaga
9 de janeiro de 2014
55.99986.2313 (55) 3352-4141

Bossoroca: Secretaria da Agricultura e Meio Ambiente alerta para os riscos das queimadas no verão

9 de janeiro de 2014 l 07:26
Materia atualizada: 09/01/2014 l 07:26




Compartilhe!

A Secretaria Municipal da Agricultura e Meio Ambiente (SMAMA) está alertando a população para os riscos das “queimadas” inconseqüentes de resíduos domiciliares e restos de podas de jardins na área urbana do município durante o verão. A queima de resíduos a céu aberto é proibida por lei, estando o infrator sujeito a multa, conforme prevê a Lei Federal de Crimes Ambientais nº 9605/98.

As queimadas ilegais vêm preocupando cada vez mais nós brasileiros, pois reconhecemos que elas prejudicam as plantas, o solo, os animais, os homens e sabemos que são responsáveis também pela mudança climática.
Há algum tempo atrás as queimadas eram realizadas em grande maioria nas áreas rurais, mas nos dias atuais devido a grande quantidade de lixo produzido, temos visto um aumento constante de queimadas nas áreas urbanas, as quais têm sido consideradas um dos maiores problemas ambientais e de saúde pública que temos enfrentado nos dia de hoje, mesmo sabendo que a queima é crime ambiental previsto na legislação.

“Nesta época do ano, há grande risco de incêndio devido ao calor intenso que contribui para o ressecamento da vegetação, podendo se alastrar rapidamente para as residências vizinhas devido à ação dos ventos”, destaca a Bióloga e assessora de gestão ambiental, Liliana Carloto Urach..
A bióloga sugere que, para chegar a uma solução ecologicamente correta, as pessoas façam a compostagem do material orgânico que pode ser feita através da construção de uma composteira. Esta consiste em um recipiente semi-aberto disposto sobre o solo, podendo ser de madeira, latão, tijolos e até pneus onde são colocados restos de matéria orgânica para aceleração da decomposição, pela ação de fungos e bactérias, gerando como produto final um adubo de boa qualidade para ser utilizado no próprio jardim. Caso não se disponha de espaço no terreno, outra sugestão da bióloga é a de acondicionar os resíduos em sacos plásticos para que seja recolhido pelo caminhão do lixo conforme o calendário de coleta.
Se o volume for muito grande, o munícipe pode entrar em contato com a secretaria de Obras e Trânsito e agendar o recolhimento do material, como entulhos, por exemplo.

Pense duas vezes antes de queimar o seu lixo, pois a fumaça incomoda sua vizinhança e polui o meio ambiente. Saiba que proteger o meio ambiente é dever de todos nós, portanto, colabore fazendo sua parte!
A Secretaria da Agricultura e Meio Ambiente, pede à comunidade que realize a correta separação dos resíduos gerados em sua casa e posteriormente deposite nas lixeiras em frente a sua residência os materiais embalados, para que a equipe da prefeitura faça a coleta.
Então não realize queimadas, e sim recicle e de um destino adequado para seus resíduos.


Copyright 2018 ® - Todos os direitos reservados