Na manhã dessa segunda – feira, 13 de abril, a reunião do Conselho Agropecuário realizou-se nas dependências do Sindicato dos Trabalhadores Rurais e teve como tema principal a campanha contra a febre aftosa.
Na ocasião estiveram presentes representantes da Secretaria Municipal da Agricultura e Meio Ambiente, do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, presidentes das associações das comunidades do interior do município, presidente da Câmara de vereadores Jobe Silveira e integrantes da IDA (Inspetoria de Defesa Agropecuária) – antiga IVZ – com a Médica Veterinária responsável, Juliane Marques Borsatto e o funcionário José Inácio Torres de Souza.
Também esteve presente o Médico Veterinário, Daniel Olanda, responsável pela IDA de Roque Gonzales e São Paulo das Missões, o qual abordou em sua explanação sobre os problemas e prejuízos causados pela febre aftosa e boas práticas durante a vacinação.
Na oportunidade foi ressaltada que a campanha de vacinação contra a febre aftosa acontece em duas etapas, a primeira no mês de Maio, para todo o rebanho bovino e bubalino, em todas as idades; e a segunda etapa de vacinação acontece em novembro, porém essa etapa compreende o rebanho bovino e bubalino com até 24 meses de idade.
É lembrado que o pecuarista tem até cinco dias após o final do mês que compreende a vacinação para apresentar na Inspetoria de Defesa Agropecuária a nota de compra da vacina sob o risco de sofrer penalidades.