Bossoroca: município conta com coleta de lixo eletrônico - Rádio Missioneira - São Luiz Gonzaga - RS
55.99986.2313 (55) 3352-4141

PREVISÃO DO TEMPO

São Luiz Gonzaga
16 de janeiro de 2014
55.99986.2313 (55) 3352-4141

Bossoroca: município conta com coleta de lixo eletrônico

16 de janeiro de 2014 l 07:24
Materia atualizada: 16/01/2014 l 07:24




Compartilhe!

O Lixo Eletrônico é todo resíduo material produzido pelo descarte de equipamentos eletrônicos. Com o elevado uso desses equipamentos no mundo moderno, este tipo de lixo tem se tornado um grande problema ambiental quando não descartado em locais adequados.
São exemplos de lixo eletrônico, Monitores de Computadores; Telefones Celulares e baterias; Computadores; Televisores; Câmeras Fotográficas; Impressoras, DVD, entre outros.

O descarte é feito quando o equipamento apresenta defeito ou se torna obsoleto (ultrapassado). O problema ocorre quando este material é descartado no meio ambiente. Como estes equipamentos possuem substâncias químicas (chumbo, cádmio, mercúrio, berílio, etc.) em suas composições, podem provocar contaminação de solo e água, além de contaminar o meio ambiente, estas substâncias químicas podem provocar doenças graves em pessoas que coletam produtos em lixões, terrenos baldios ou na rua.

Estes equipamentos são compostos também por grande quantidade de plástico, metais e vidro, materiais estes que demoram muito tempo para se decompor no solo.Segundo informações da Pnuma – Programa da ONU para o Meio Ambiente, Cerca de 40 milhões de toneladas de lixo eletrônico são gerados por ano no mundo. Entre os países emergentes, o Brasil é o país que mais gera lixo eletrônico. A cada ano o Brasil descarta cerca de 97 mil toneladas métricas de computadores; 2,2 mil toneladas de celulares; 17,2 mil toneladas de impressoras.

Para não provocar a contaminação e poluição do meio ambiente, o correto é fazer o descarte de lixo eletrônico em locais apropriados. Em Bossoroca, por exemplo, o descarte pode ser feito no ponto de coleta voluntário, que é a Secretaria Municipal da Agricultura e Meio Ambiente. Porém a Secretaria informa que não recebe lixo da linha branca, como fogão, geladeira, microondas, máquina de lavar, máquina de secar e lâmpadas florescentes, por exemplo. Essa ação não tem custo algum para a Prefeitura, pois os materiais coletados pela Secretaria são entregues para a Empresa Reversa Resíduos Tecnológicos, de Ijuí, a qual reciclará o lixo eletrônico.
Façamos cada um sua parte, mostrando responsabilidade, comprometimento e respeito pelo meio ambiente.


Copyright 2018 ® - Todos os direitos reservados