logo-nova

Rádio Online

Clique e confira

(55) 3352-4141

Fale conosco!

Rua Júlio de Castilhos 2236, Centro, São Luiz Gonzaga, RS

Bombeiros alertam para riscos de incêndios gerados por lareiras e fogões

Compartilhe!

Com o frio intenso dos últimos dias, o Corpo de Bombeiros Militar de São Luiz Gonzaga tem registrado um aumento no número de ocorrências relacionadas a princípios de incêndios em residências. Nos boletins diários na Rádio Missioneira, a equipe tem esclarecido pontos importantes sobre os cuidados que os moradores precisam ter para evitar maiores transtornos.

Lareiras em alvenaria (tijolos e cimento) acumulam muita fuligem na chaminé, oriunda da queima da madeira. Este resíduo é extremamente inflamável e acaba obstruindo a saída da fumaça. O calor pode gerar uma combustão e ocasionar um princípio de incêndio.

Recomenda-se que, durante o verão, o proprietário realize uma limpeza da chaminé, removendo a fuligem acumulada e verificando se não existem ninhos de pássaros. Durante o inverno, deve-se ficar atento a qualquer sinal de anomalia, como por exemplo, se a fumaça está voltando para dentro da residência, um sinal claro de que ela está entupida.

Em relação às lareiras metálicas, os proprietários precisam ter cuidado com o isolamento do equipamento, principalmente no forro da residência. Tetos de PVC e madeira acabam aquecendo e incendiando com o calor da chaminé. Recomenda-se, também, que se verifique o isolamento do cano, observando se não há rachaduras por onde possa passar faíscas.

Recomenda-se, também, o uso de anteparos (grades) em frente a lareira, para evitar que brasas caiam para fora. É aconselhável, também, evitar o uso de tapetes em frente à entrada da lareira.

Caixas de lenha devem ficar a uma distância segura, nunca embaixo do fogão, evitando que brasas possam cair e provocar princípios de incêndio. Moradores devem ter cuidado ao colocar roupas para secar em frente aos fogões a lenha ou lareira. A atenção deve ficar redobrada sempre que se utilizar o procedimento, já que roupas são materiais extremamente inflamáveis.  

Rádio Missioneira

IMPORTANTE: Não autorizamos a reprodução de conteúdo em outros sites, portais ou em mídia impressa, salvo sob autorização expressa.