Audiência na Assembléia Legislativa sobre a criação de novo Corede nas Missões

Por iniciativa da deputada Miriam Marroni (PT), a Assembléia Legislativa do Estado vai realizar audiência pública dia 16 do corrente, a partir das 10h, para debater a proposta da microrregião de São Luiz Gonzaga de criar um novo Corede das Missões.

A ACI pretende apoiar o Comude (Conselho Municipal de Desenvolvimento) no sentido de formar uma delegação bem representativa deste município nessa audiência pública. O Comude, com o apoio do prefeito Junaro Figueiredo, pretende garantir a presença dos prefeitos dos municípios que integram o novo Corede. A criação de um novo Conselho Regional de Desenvolvimento nas Missões, visa oportunizar uma melhor distribuição dos recursos destinados a esta região, tendo em vista que poderá arrecadar uma fatia maior à região, beneficiando os dois Coredes que teremos na região.

Expo São Luiz/2015: a prioridade, agora, é a eleição da Rainha e Princesas

O presidente da Expo São Luiz/2015, Sérgio Torres dos Santos, informou sobre as reuniões setoriais que se realizam todas as semanas. Cada comissão tem agenda a cumprir e, para isso, trabalham regularmente desde a instalação da atual Comissão Organizadora, com suas ramificações setoriais. A mobilização maior, no momento, diz respeito à eleição da Rainha e Princesas, que deve ser concluída em novembro deste ano. A idéia é executar projeto que permita a participação do maior número de representações da comunidade, como ocorreu na edição passada da Expo São Luiz.

A audiência com o presidente do TRF da 4ª Região

Na reunião da diretoria da ACI, segunda-feira, o presidente Nilton Luís Teixeira prestou contas de sua viagem a Porto Alegre, semana passada, para integrar a representação de São Luiz Gonzaga na audiência com o presidente do Tribunal Regional Federal (TRF) da 4ª Região, desembargador Dabaaqui Hirose, ocasião em que a Subseção da OAB desta região reivindicou a instalação de Unidade Avançada da Justiça Federal nesta cidade. O presidente destacou o encaminhamento do pleito local pela presidente da Seccional da OAB em São Luiz Gonzaga, Neiva Genro Ojopi, respaldada no grande movimento de ações judiciais da esfera da Justiça Federal, que tramitam na Comarca de São Luiz Gonzaga, por delegação do Tribunal Regional Federal. O presidente Nilton Teixeira disse que o desembargador Dabaaqui Hirose mostrou interesse em instalar a Justiça Federal em São Luiz, através de uma Unidade Avançada, mas nada ficou decidido na audiência. Sabe-se que os Juizes da Comarca ofereceram dependência dentro do Fórum para esse programa de extensão da Justiça Federal. A maior dificuldade diz respeito ao pessoal, já que a Justiça Federal não tem quadros disponíveis e, nesses casos, a solução é a cedência temporária de servidores pela Prefeitura.

O presidente Nilton Luís Teixeira formou convicção de que existem possibilidades reais da instalação da Justiça Federal em São Luiz, mas isso vai depender da forma como serão administradas as necessidades que precisam ser satisfeitas a nível local.
Estavam presentes na audiência, além de representação da OAB local, através da presidente Neiva Genro Ojopi e dos advogados Mauro Wolkmer e Carina Balbé, do prefeito Junaro Figueiredo, do presidente da Câmara de Vereadores Reni Rodrigues Lopes e do presidente da Associação dos Legislativos das Missões, José Antônio Caetano Braga.

Elogiado o lançamento da campanha de vendas "Comprar em São Luiz é Show"

O presidente e os diretores da ACI concluíram que foi um êxito o lançamento da campanha de vendas montada pela entidade, "Comprar em São Luiz é Show", realizada quinta-feira da semana passada, dia 26 de junho, no salão de atos Carlos Bastos do Prado. Estavam presentes diretores da ACI, empresários representando as empresas participantes dessa promoção e a imprensa local. A apresentação da campanha foi feita de forma clara e didática, com muitas perguntas e respostas, permitindo a todos formarem uma completa idéia de como se desenrolará essa campanha.
As 92 empresas participantes poderão emitir cupons, em nome de seus clientes, desde 1º de julho a 28 de dezembro. Serão sorteados três prêmios, uma moto biz Honda dia 21 de setembro, uma moto CG Honda dia 12 de novembro e um automóvel Palio Fiat, dia 28 de dezembro.

Curso sobre Indústria com nova programação de aulas

O curso sobre aprimoramento da atividade industrial, desenvolvido em São Luiz pelo Sebrae em conjunto com a ACI, terá este mês quatro módulos a serem desenvolvidos, nos dias 1, 8, 15 e 22. O tema será ambiente de trabalho.