Atual área de ação da cooperativa abrange mais de 500 mil hectares de soja e 150 mil hectares de trigo
Neste sábado (25), a Cooperativa Tritícola Regional São-luizense (Coopatrigo) completa 64 anos de história. Em entrevista ao programa Jornal da Manhã na Missioneira FM 94.9, o presidente Paulo Cezar Vieira Pires salientou que o aniversário, na verdade, é de todos os mais de 7 mil associados e 700 colaboradores que formam a cooperativa.
Paulo Pires salientou que a Coopatrigo possui estruturas físicas em 13 municípios, mas a atuação atinge 18 cidades gaúchas. Relembrou, também, parte da trajetória histórica da cooperativa, que iniciou em 1957, com 11 agricultores que estavam enfrentando dificuldades para armazenar grãos.
O presidente relembrou que a Coopatrigo passou por duas grandes crises em sua história, em 1986 e 1995, mas que conseguiu superar e hoje se solidifica como uma das gigantes do setor no Rio Grande do Sul.
Paulo Pires confirmou a notícia de que a cooperativa terá um faturamento superior a R$ 2 bilhões neste ano. A atual área de ação abrange mais de 500 mil hectares de soja, 150 mil hectares de trigo e mais de 50 mil hectares de milho, com um avanço notável da irrigação.
O presidente da Coopatrigo disse que o crescimento permite a reestruturação de suas instalações, tanto com investimentos nas estruturas de recebimento de grãos, como na capacitação dos profissionais.
Finalizou ressaltando que o maior desafio das cooperativas agropecuárias no Estado é o sentimento de pertencimento dos associados.
“Tudo depende do produtor rural, entendendo que a cooperativa é dele e por isso, precisa se fazer presente”, concluiu.
Rádio Missioneira