Importantes ações foram defendidas na gestão da atual diretoria. Entre elas, a luta para sanar os graves problemas asfálticos e recuperação das principais vias de ligação da região.
Dirigente da Associação dos Municípios das Missões (AMM) pela terceira vez, René José Nedel (PMDB), que está no quarto mandato como prefeito de Cerro Largo, deixa a presidência da entidade na próxima sexta-feira, dia 21 de março, durante a assembleia mensal da Associação e da Fundação dos Municípios das Missões (Funmissões). A reunião acontecerá em Giruá, a partir das 9 horas, no CTG Querência Crioula, quando será eleita a nova diretoria da entidade, que também é composta pelo vice-presidente, secretários, tesoureiros, membros titulares e suplentes do conselho fiscal, diretor e vice do Departamento de Turismo (Detur) e Departamento de Meio Ambiente e Agronegócio (Demagro). Neste ano de 2014, pelo rodízio estabelecido entre os partidos, a entidade será presidida por um representante do Partido Progressista. "Foi um ano bastante produtivo e desafiador, pois são muitas as áreas que precisamos atuar e encontrar soluções para melhorar a qualidade de vida nos nossos municípios e da nossa região missioneira", constatou Nedel.
Desde dezembro de 2012, a Associação possui sede própria, localizada em Cerro Largo, o que está permitindo um novo momento político para a entidade com a concretização de ações importantes junto às autoridades federais e estaduais. O prefeito René Nedel disse que "entregará a presidência satisfeito com os resultados positivos conseguidos pela atual gestão, na busca de alternativas para os problemas que inibem o crescimento econômico da região". Entre as ações defendidas em 2013, em favor do desenvolvimento local e regional, destacam-se as seguintes reivindicações: 1) melhoria dos acessos asfálticos e rodovias das missões; 2) viabilização do traçado missioneiro da ferrovia Norte-Sul; 3) fortalecimento do turismo regional; 4) mobilização da AMM em favor do aumento do FPM; 5) melhorias na telefonia móvel, e 6) criação de um programa de eletrificação na área rural, para alavancar as agroindústrias.
A força da região missioneira
“Ao assumir a presidência da Associação, uma das preocupações da diretoria foi a de trabalhar com persistência junto ao governo do Estado, conjuntamente com os nossos prefeitos, para solucionar os sérios problemas dos acessos asfálticos e das principais vias de ligações, um dos mais graves problemas da região”, destacou René José Nedel. O dirigente da AMM salientou que, por inúmeras vezes, acompanhado de outros prefeitos da região missioneira e também da Grande Santa Rosa, esteve reunido com o governador Tarso Genro; com o secretário estadual de Obras, Luiz Carlos Busato, e com o diretor-geral do Daer, Carlos Eduardo Vieira, conclamando o apoio imediato das autoridades.
René José Nedel deixa sua marca frente à AMM. "A nossa Associação está cada vez mais forte, unida nas reivindicações e envolvendo a população na nossa trajetória de luta. Por isto foi tão importante a implantação, pela primeira vez na história da entidade, da assessoria de imprensa para informar aos cidadãos sobre nossos esforços pelo crescimento da região”, acrescentou, reiterando ainda que, em 2017, a AMM completará 50 anos de existência e já está sendo elaborado um livro para contar a história da entidade e dos 26 municípios missioneiros integrantes.
Outra ação do prefeito René Nedel e diretoria da AMM, foi a formação de uma comissão representada por prefeitos e vices, para atuar em prol da inclusão do traçado missioneiro nos estudos de viabilidade da ferrovia Norte-Sul, que já estão finalizados e o resultado sai até maio deste ano. Entre os trabalhos realizados está a primeira audiência pública, que ocorreu na sede na Associação em novembro do ano passado, reunindo mais de 200 pessoas, com a participação de lideranças locais, regionais, estaduais e federais. "A Associação dos Municípios das Missões continuará firme nas mobilizações e iniciativas que promovam o avanço econômico dos nossos 26 municípios e da região missioneira", garantiu o dirigente da AMM.
Atual diretoria
Integram a atual diretoria da Associação dos Municípios das Missões o presidente: René José Nedel (PMDB), prefeito de Cerro Largo; vice-presidente: Junaro Rambo Figueiredo (PP), prefeito de São Luiz Gonzaga; secretário executivo: Laureano Schoffenn; 1º secretário: Ângelo Fabiam Thomas (PDT), prefeito de Giruá; 2ª secretária: Janete Dauek (PT), prefeita de Guarani das Missões; 1º tesoureiro: Benone Dias (PMDB), prefeito de São Nicolau; 2º tesoureiro: Nelson Hentz (PP), prefeito de Mato Queimado; Conselho Fiscal composto pelos titulares: prefeito de Pirapó, Arno Werle (PP); prefeita de São Paulo das Missões, Noeli Ruwer (PMDB); prefeito de Santo Antônio das Missões, Puranci dos Santos (PP), e dos suplentes: prefeito de Porto Xavier, Paulo Somer (PMDB); prefeito de Bossoroca, Ardi Jaeger (PP), e prefeito de São Miguel das Missões, Hilário Casarin (PP).
Presidente do Detur: Valdir Andres (PP), prefeito de Santo Ângelo; vice-diretor: Sadi Ribas (PMDB), prefeito de Roque Gonzales; secretário executivo: Geovani Gisler; diretora do Departamento de Meio Ambiente e Agronegócio (Demaagro): Rosane Grabia (PMDB), prefeita de Sete de Setembro; vice-diretor: Sérgio Birck (PPS), prefeito de Caibaté. No mesmo dia da assembleia da AMM, também será escolhida a nova presidente da Associação das Primeiras-Damas, atualmente presidida pela primeira-dama de Pirapó, Mara Ketzer.