logo-nova

Rádio Online

Clique e confira

(55) 3352-4141

Fale conosco!

Rua Júlio de Castilhos 2236, Centro, São Luiz Gonzaga, RS

AES Sul explica ajuste na conta de luz

Compartilhe!

Desde o dia 19 de abril, as contas de luz dos consumidores residenciais da AES Sul estão reajustadas em 28,86. A AES Sul atende 1,3 milhão de unidades consumidoras localizadas em 118 municípios do Rio Grande do Sul.

Para o reajuste anual da tarifa são considerados custos relacionados a: compra da energia elétrica que a empresa distribui, valor da transmissão dessa energia e encargos setoriais.

No caso da AES Sul, a compra de energia oscilou muito mais do que em outras empresas por causa dos contratos com usinas termelétricas.

Todo ano é feita uma projeção do que será gasto pela distribuidora com compra de energia. Em 2013 a AES Sul gastou menos do que o previsto. Isso gerou um índice menor para os consumidores
residenciais, que foi de 3,60%.

Em 2014 aconteceu o contrário: a AES Sul gastou mais do que o previsto devido à falta de chuvas e maior necessidade de energia de usinas térmicas – mais cara que a hidrelétrica.

Mais informações sobre os processos de reajustes tarifários podem serconsultadas no endereço eletrônico da ANEEL (WWW.ANEEL.GOV.BR
perfil espaço do consumidor, na cartilha "PERGUNTAS E RESPOSTAS SOBRETARIFAS DE DISTRIBUIDORAS DE ENERGIA ELÉTRICA’’

IMPORTANTE: Não autorizamos a reprodução de conteúdo em outros sites, portais ou em mídia impressa, salvo sob autorização expressa.