De certa forma surpreendida pela notícia de que a Embrapa vai instalar em Santa Rosa, o núcleo anunciado para a região noroeste do Estado, a ACI reagiu de forma positiva, focando seu interesse no seminário que ficou acertado com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, a se realizar em São Luiz no primeiro trimestre do próximo ano. Esse seminário ficou acertado durante almoço no Restaurante Cantina, presente o prefeito Junaro Figueiredo e o presidente da ACI Nilton Luiz Teixeira, logo após a reunião realizada quinta-feira passada, na AABB, quando a Petrobras Biocombustível e a Embrapa Clima Temperado, assinaram Termo de Cooperação para o desenvolvimento da cana-de-açúcar no Rio Grande do Sul. Nesse seminário, será estudada a expansão da produção de São Luiz no setor primário, avaliando os resultados de todas as culturas aqui desenvolvidas.
Os diretores da ACI comentaram que efetivamente não tinham conhecimento de que o núcleo da Embrapa já estava decidido para Santa Rosa. Registraram os diretores da entidade que em função do prefeito Junaro Figueiredo ter protocolado em Brasília um pedido para fazer de São Luiz a sede do núcleo da Embrapa nesta região, somada à notícia de que nossa cidade sediaria a assinatura do Termo de Cooperação entre Petrobras e Embrapa para desenvolvimento da cana-de-açúcar no Rio Grande do Sul, foram fatores a fortalecer a ideia de que São Luiz tinha méritos reconhecidos pelo esforço desenvolvido pela introdução da cana-de-açúcar nesta microrregião, visando a produção de etanol. E que esse reconhecimento seria expresso através da indicação de São Luiz para sede do núcleo da Embrapa previsto para a região noroeste do Estado.
Na verdade, essa questão não estava em jogo, a Embrapa já tinha decidido pela instalação do núcleo da região noroeste do Estado em Santa Rosa, onde está conveniado com a Fepagro.
Por outro lado, na reunião também foi registrada as boas relações da diretoria e funcionários da ACI com a equipe da Embrapa, que praticamente se instalou na sede da da entidade, no período em que aqui permaneceu, para assinar o Termo de Cooperação com a Petrobras Biocombustível. Concluiu-se que esse bom relacionamento entre ACI e Embrapa, pode servir aos interesses de São Luiz em ações futuras. No momento, no entanto, a entidade procura superar o sentimento de que a reunião entre Petrobras e Embrapa não lhe rendeu tudo que desejava.