logo-nova

Rádio Online

Clique e confira

(55) 3352-4141

Fale conosco!

Rua Júlio de Castilhos 2236, Centro, São Luiz Gonzaga, RS

Acadêmicos do primeiro período recebem orientações sobre Drogas no IESA

Compartilhe!

 

Através do Núcleo de Apoio ao Discente (NAD), a CNEC Santo Ângelo, por meio do Instituto Cenecista de Ensino Superior de Santo Ângelo (IESA), promoveu nesta terça e quarta-feira, 13 e 14 de maio, a segunda etapa da campanha IESA e Você contra as drogas: um movimento em favor da mente saudável.

O projeto, iniciado em meados de 2013, foi apresentado a todos os alunos ingressantes em 2014, nos seis cursos de graduação presenciais: Administração, Biomedicina, Ciências Contábeis, Direito, Fisioterapia e Pedagogia. Para as duas noites, foram preparadas palestras às turmas, mostrando os resultados do uso de drogas para a saúde mental e psíquica dos sujeitos.

“Num primeiro momento, mostramos aos alunos aspectos históricos e fisiológicos das drogas de abuso. Chamo assim porque droga pode ser qualquer substância capaz de alterar o funcionamento do organismo, inclusive de forma benéfica. O termo droga de abuso é o que acaba por melhor definir as já conhecidas drogas ilícitas”, destaca a professora especialista em Toxicologia, Juliana Roncato.

A segunda etapa da palestra foi dedicada à discussão da saúde mental e psíquica do sujeito, com ênfase nas relações familiares, de ensino-aprendizagem, trabalho e relações sociais. “Nosso objetivo foi destacar as consequências do uso de drogas no comportamento do indivíduo. Como exemplo, a falta de memória, de assimilação, a tristeza que leva à depressão e, por vezes, à morte”, explica a professora Amabilia Beatriz Portela Arenhart, psicóloga no Conselho Tutelar do município.

NAD

Conforme explicou a professora e psicóloga Juliane Colpo, o NAD atende os acadêmicos de forma gratuita, seja para ouvir ou para prestar auxílio em questões que podem problematizar o processo acadêmico. Como atua vinculado aos coordenadores de cursos, o aluno precisa, primeiro, agendar um horário junto à Secretaria das Coordenações. Além de Juliane, atua no NAD a professora e psicopedagoga Roseléia Schneider.

 

IMPORTANTE: Não autorizamos a reprodução de conteúdo em outros sites, portais ou em mídia impressa, salvo sob autorização expressa.