4° RCB participa da Operação Ágata 8

O 4º Regimento de Cavalaria Blindado, está participando, desde o dia 10 de maio de 2014, da Operação Ágata 8. Em sua área de atuação, o 4º RCB emprega um efetivo de aproximadamente 300 militares e 30 viaturas, conduzindo diversas atividades inseridas na referida operação.

Além das ações de prevenção e combate aos ilícitos ambientais e transfronteiriços, serão realizadas Ações Cívico-Sociais (ACISO), que consistem em prestar atendimentos médico e odontológico, lazer, palestras, prestação de serviços à comunidade, em parceria com entidades sociais e Órgãos de Segurança Pública. Na área de atuação do Regimento Dragões do Rio Grande a ACISO será realizado na cidade de Dezesseis de Novembro, no dia 20 de maio.

A Operação Ágata 8 é parte do Plano Estratégico de Fronteiras (PEF), criado por decreto presidencial de junho de 2011, sendo realizada em toda a extensão da fronteira brasileira com os dez países sul-americanos (16.886 km). Este ano, 30 mil militares da Marinha, do Exército e da Aeronáutica participam da Operação. Além desse efetivo, operam agentes da Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal e Estadual, Receita Federal, IBAMA, Brigada Militar e Polícia Civil.
A Operação Ágata é a maior mobilização realizada no combate aos ilícitos de Norte a Sul do país, entre Oiapoque (AP) e Chuí (RS).