32ª CRE realiza formação das orientadoras do Pacto do Ensino Médio

Durante os três turnos da terça e quarta-feira (15 e 16) as Orientadoras de Estudo participaram de uma formação sobre o Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio, ocorrida no Salão de Atos da 32ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE). A formação contou com a presença de 21 professoras das escolas com ensino médio dos municípios de abrangência da Coordenadoria.

No primeiro momento do encontro, o Coordenador da 32ª CRE, professor Ayrton Ávila da Cruz, fez a sua saudação, na qual destacou o pioneirismo gaúcho na busca pela melhoria do ensino médio em comparação com os demais estados do país, além de destacar a região missioneira, afirmando a grande participação e a coletividade dos professores missioneiros na luta pela educação.

A formação foi ministrada pela Formadora Regional do Pacto do Ensino Médio, professora Guiomar Terra, que apresentou as Orientadoras de Estudo aspectos referentes ao plano de ação do programa, sendo realizada uma reflexão sobre os módulos I, II e III do Pacto. Através de mensagens, vídeos, trabalhos individualizados e em grupos, as professoras Orientadoras refletiram seu papel para a melhoria no ensino gaúcho, sendo lembradas pela professora Guiomar Terra da grande responsabilidade de sua função. As orientadoras partilharam também suas experiências vividas nesse início de Pacto, apontando as diversidades que surgem durante o processo e as conquista alcançadas até o momento.

Também foi realizado um estudo social sobre o processo de educação no Brasil, destacando a necessidade de retomar a história para a leitura da realidade atual. Segundo a Formadora Regional Guiomar Terra, é preciso transformar a escola em um lugar atraente para os alunos. No último turno do encontro, foi encaminhada a construção dos Projetos para cada escola.