Nota oficial foi postada no site da cooperativa

Foto: Rádio Progresso - Fonte: Rádio Missioneira - Autor: Amanda Lima
12 Janeiro 2018 03:01:48

A Cooperativa Agropecuária e Industrial Ltda (Cotrijuí), que há anos passa por crise financeira, se pronunciou hoje através de uma nota oficial, postada no site da cooperativa. O texto, datado de ontem (11), é assinado pelo presidente Eugênio Frizzo.

O anúncio público se deu após a possibilidade de a  sede, em Ijuí, ser ocupada por um grupo chamado "Recuperação da Cotrijuí". Eles protestam contra o atraso no pagamento dos salários.

Frizzo foi nomeado liquidante em outubro do ano passado em assembleia geral. Logo após assumir o cargo, ele viajou a Brasília, para buscar um programa de refinanciamento de dívidas, que é de aproximadamente R$ 1,8 bilhão.

Confira a íntegra do texto

"Aos associados da COTRIJUI Cooperativa Agropecuária e Industrial Ltda ?. e a população em geral

É pública e notória a grave situação de crise vivida pela cooperativa, motivada por dívidas acumuladas nos seus últimos 25 (vinte e cinco) anos.

A gestão atual assumiu a administração da cooperativa no ano de 2013, já com a crise instalada, e trabalha atualmente de forma incessante e com firmeza na busca de equacionar e saldar as dívidas existentes, assim como em manter plenas as suas atividades econômicas e sociais, as quais fazem parte dos objetivos da cooperativa e do próprio cooperativismo.

Nesse contexto de elevada dívida, com patrimônio comprometido, reduzido acesso a linhas de crédito e constantes penhoras de valores e do próprio patrimônio, o fluxo de caixa operacional da cooperativa está passando por uma situação de reprogramação, decorrendo disso alguns atrasos e adiamentos de datas de pagamentos aos associados, funcionários e fornecedores.

Contudo, a situação permanece sob controle absoluto de sua direção, que toma diariamente medidas de saneamento e reestruturação da cooperativa, no intuito de brevemente normalizar o seu fluxo de caixa.

Conclamamos aos associados, fornecedores e colaboradores que continuem se posicionando ao lado da cooperativa, como sempre fizeram, pois apenas juntos poderemos atravessar esta fase e retomarmos as atividades normais da cooperativa.

Reafirmamos que a direção está atenta a fatos que estão ocorrendo fora do ambiente cooperativista, que de forma alguma contribuem para solucionar os problemas da COTRIJUI e espera a compreensão e colaboração de todos os seguimentos da sociedade civil e parceiros para juntos mantermos a COTRIJUI ativa e participativa no desenvolvimento de todos os municípios e localidades onde desenvolve suas atividades.

O trabalho da direção está centralizado e focado na busca de alternativas econômicas que levem novamente a cooperativa ao seu reequilíbrio financeiro sustentável".

 

 



Galeria da Notícia

flicker

Facebook