A obra é uma das maiores demandas regionais e um sonho acalentando há mais de 50 anos

Foto: Divulgação/Fábio Paiva - Fonte: Assessoria de Imprensa - Autor: João Silvestre
12 Outubro 2017 04:10:37

Prefeitos e vereadores da região, liderados pela Associação dos Municípios das Missões (AMM) e com apoio e participação do deputado estadual Eduardo Loureiro, estiveram na Capital Federal nesta terça-feira, dia 10, articulando a inclusão de recursos no Orçamento da União de 2018 para a ponte internacional ligando o município de Porto Xavier com San Javier, na Argentina. A obra é uma das maiores demandas regionais e um sonho acalentando há mais de 50 anos. No Jornal da Manhã de hoje (12), o deputado falou a respeito do pleito e da luta das lideranças missioneiras.

Na próxima semana, os deputados federais irão definir e votar as prioridades que estarão contempladas na proposta orçamentária que passa a valer no ano que vem. Por isso, a comitiva da região, composta por mais de 40 lideranças, esteve em audiência com a bancada gaúcha pleiteando uma emenda conjunta. Antes, percorreram vários gabinetes buscando sensibilizar os parlamentares quanto a importância do pleito e sua função estratégica de desenvolvimento e integração. A obra da ponte internacional integra acordo firmado em 15 de dezembro de 2000, entre Brasil e Argentina, para viabilizar a construção conjunta de novas travessias sobre o Rio Uruguai. Os estudos de viabilidade técnica, ambiental e econômica já estão concluídos. A ponte teria aproximadamente 900 metros de extensão.

Para o deputado estadual Eduardo Loureiro, a região missioneira mais uma vez deu uma demonstração de força e união, a exemplo do que ocorreu com a conquista dos voos no aeroporto de Santo Ângelo. O presidente da Comissão Binacional Pró-Ponte Porto Xavier/San Javier, Vilmar Kaiser, disse que as perspectivas que resultaram da mobilização são muito positivas. Já o presidente da AMM e prefeito de Entre-Ijuís, Brasil Sartori, considerou histórica as audiências realizadas em Brasília.

Comitiva

Entre os integrantes da comitiva missioneira estavam os prefeitos Jacques Barbosa (Santo Ângelo), Paulo Peixoto (Rolador), Ricardo Klein (São Nicolau); José Moacir Dutra (Bossoroca), João Hass (Roque Gonzales) Noeli Borré Ruwer (São Paulo das Missões); Jeronimo Jaskulski (Guarani das Missões); Hilário Casarin (São Miguel das Missões),  Daniel Gorski (Salvador das Missões), Sidney Brondani (São Luiz Gonzaga) e Jaime Zweigle (Eugênio de Castro).



Galeria da Notícia

flicker

Facebook