Caravanas de dez municípios participaram.

Mesa das autoridades - Fonte: Rádio Missioneira - Autor: Renê Leal
122017 08:08:08

Mais de duzentas pessoas compareceram neste sábado, 12, no 5º Fórum das Margaridas ocorrido em Roque Gonzales. A organização do evento é da Associação Regional dos Sindicatos dos Trabalhadores Rurais Missões II. Caravanas de dez municípios se fizeram presentes.

A presidente do Sindicato de Roque Gonzales, Laura Langer, lembrou que uma semente foi plantada no início da década de 80 e, desde lá, muitas companheiras ainda participam daquela caminhada, cuja semente cresceu, floresceu e frutificou. Naqueles anos, Laura acrescenta, que as mulheres não imaginavam que teriam, no futuro, aposentadoria, auxílios doença e maternidade. Mas a persistência e insistência seguiu-se e, na caminhada, muitas conquistas hoje estão evidenciadas, embora essa árvore já grande precisa crescer ainda mais e frutificar, pois ainda tem margaridas com vozes abafadas em busca de novas conquistas e manutenção das já conseguidas.

Para o prefeito João Haas é importante seu município sediar o evento, constituindo-se num dos maiores encontros sociais envolvendo as mulheres trabalhadoras no meio rural. É através deles que as conquistas são obtidas, salientou.

Agnaldo Barcelos, presidente da Associação Missões II, avaliou a grandiosidade do Fórum, mesmo com a intempérie do tempo.  Os temas abordados são significativos e por isso a grande presença do público.  Assim como o Grito de Alerta, o Fórum tem se constituído numa importante seara de lutas e discussões, disse Barcellos.

Márcio Langer, vice presidente do STR de Roque Gonzales e atualmente trabalhando junto à FETAG, avaliou o intenso trabalho da regional e dos sindicatos como fator preponderante para o sucesso do evento. Destacou a valorização e integração dos processos de lutas para que conquistas venham a ser alcançadas.

Único político de fora do município presente do encontro, o Deputado Federal Heitor Schuch apresentou um breve relato de como está sendo debatida a Reforma da Previdência junto ao Congresso Nacional. Ele expôs aos presentes as possíveis mudanças que podem ser feitas a partir de propostas apresentadas ao projeto original.



Galeria da Notícia

flicker

Facebook